Solicitação de Reembolso Amil para consultas e exames médicos

Pensando na agilidade e na conveniência, solicitar o reembolso na Amil ficou muito fácil e rápido, principalmente se a solicitação for feita utilizando uma NFe (Nota Fiscal Eletrônica).

A Clínica Midori oferece 30% de desconto na consulta com Oftalmologista, Endocrinologista e Nutricionista clínico para pacientes que apresentam a carteirinha válida da Amil e Lynx. Para quem é de Brasília sabe que está cada vez mais difícil encontrar um oftalmologista que atenda Amil na cidade, isso porque a rede de credenciados da operadora vem encolhendo para ceder espaço aos hospitais, restando assim poucas clínicas ou médicos conveniados. Ao escrever este artigo, encontramos na lista de credenciados do plano Amil 400 cerca de 20 clínicas de oftalmologia no DF, um número bem modesto perto do que era visto há alguns anos. Para quem tem um plano de saúde Amil e não está satisfeito com o atendimento de "linha de produção" de alguns hospitais, resta a opção de reembolso de consulta.

A concessão do reembolso para consulta médica e reembolso para exames e procedimentos está prevista na maioria dos planos da operadora Amil, assim como nos planos da sua empresa-mãe One Health e convênios de saúde irmãos como o Lincx. Os valores de reembolso variam de acordo com o contrato, pelo relatos que recebemos na clínica, gira em torno de R$ 90 (noventa reais) para os planos médios, mas pode chegar ao dobro nos planos mais pomposos, por isso é importante consultar as letras miúdas do contrato do seu plano de saúde e, em caso de dúvidas, entrar em contato com o SAC, eles são obrigados a informar sobre valores de reembolso, suas restrições e prazos de pagamento. O telefone do SAC da Amil é o 0800-021-2583.

Como solicitar reembolso na Amil em Brasília

Primeiro de tudo, somos uma clínica que atende pacientes da Amil em Brasília e oferece orientações sobre como solicitar o reembolso, não temos qualquer ligação com a Amil, as informações que reunimos aqui são a partir das publicações do convênio na internet e de relatos de alguns dos nossos pacientes que já solicitaram o reembolso, portanto, aconselhamos que toda informação que apresentamos aqui seja confirmada junto ao convênio antes do uso desse benefício.

Para o médico ou clínica que emite Nota Fiscal Eletrônica (NFe), todo o processo pode ser realizado através do site da operadora. Isso mesmo, nesse ponto a Amil acertou e está bem modernizada, com o link da NFe em mãos tudo pode ser feito online, sem precisar se preocupar com levar a via original da nota fiscal em uma das unidades ou envia-las por correspondência. Veja como é fácil:

  1. Acesse o site https://www.amil.com.br e clique em "Cliente"
  2. Faça o login ou, caso seja seu primeiro acesso, faça seu cadastro clicando em "Para você" abaixo do título "É seu primeiro acesso?"
  3. No menu lateral "Serviços", clique em "Solicitação de reembolso"
  4. Preencha os dados bancários para reembolso e clique em "Consulta Médica"
  5. Escolha o tipo do documento e insira o número da Nota Fiscal, que geralmente é um número maior que fica no topo da nota fiscal
  6. Insira o link da Nota Fiscal Eletrônica (NFe), que você deve ter recebido por e-mail
  7. Informe o valor da nota, o CNPJ da clínica e a data da consulta
  8. Clique em "Adicionar despesa" e envie a solicitação. Pronto! Agora é só esperar o dinheiro cair na conta ou alguém solicitar mais informações (pode acontecer)

Se você consultou com um médico que emitiu um recibo ou a clínica médica não forneceu uma Nota Fiscal Eletrônica, vai ficar um pouco mais difícil para solicitar o reembolso, mas os passos acima são os mesmos, com a diferença de que você terá que fazer a nota fiscal original chegar na Amil de alguma maneira, pode ser indo até a sede mais próxima ou através de correspondência.

O prazo para solicitação de reembolso é de 30 dias a contar da data da consulta médica, então é bom ficar atento e fazer o procedimento o mais rápido possível.

Agende consultas e tire dúvidas pelo WhatsApp (61) 3346-3569

Fiz a solicitação de reembolso, e agora?

O reembolso deve ser efetuado em aproximadamente 30 dias, a contar da entrega de todos os documentos necessários à formalização do processo. Pode acontecer da Amil solicitar mais informações sobre o atendimento, como um laudo médico, isso pode atrasar o processo de reembolso em alguns dias.

O recibo ou nota fiscal para reembolso precisa de alguma informação especial?

Sim! Os planos de saúde que oferecem a opção de reembolso solicitam que algumas informações estejam presentes na nota fiscal da clínica ou recibo do médico.

Para Amil é importante que a nota ou recibo apresente os dados do médico especialista que realizou o atendimento, informações como CPF, CRM e RQE (Registro de Qualificação de Especialista), informações de contato com o médico ou clínica (endereço e telefone) e o valor cobrado pela consulta escrito por extenso. No caso de recibo ou nota fiscal não eletrônica, também é necessário que o médico carimbe e assine o documento físico que será enviado para a Amil.

A Clínica Midori oferece preço diferenciado para reembolso?

Claro! Ligue para nós informando o preço do reembolso do seu plano de saúde e traga a carteirinha do seu plano no dia da consulta oftalmológica ou avaliação nutricional. Dentro do possível equipararemos o preço da consulta com oftalmologista ou nutricionista com o valor pago pelo seu plano Amil, Lincx ou One Health.


Ficou alguma dúvida sobre como solicitar o reembolso? Assista ao vídeo oficial da Amil sobre a solicitação de reembolso, são só 3 minutinhos.