Pé Diabético: Tratamento, diagnóstico e prevenção

Quem tem diabetes precisa de um cuidado 15 vezes maior com os pés, isso porque este é o fator de risco de amputação de membros inferiores relacionados com a doença quando comparado com a população geral. Inspecionar os pés todos os dias e procurar cuidados especializados ao sinal de qualquer lesão é importante para evitar as complicações da Síndrome do Pé Diabético.

O Pé Diabético está entre as complicações mais frequentes do Diabetes e suas consequências, quando não realizados o tratamento e os cuidados preventivos, podem ser desde feridas crônicas e infecções até amputações de membros inferiores. O exame periódico dos pés possibilita a identificação precoce de alterações e a prevenção de complicações, além de apresentar ao paciente orientações para o cuidado diário e adequado dos membros inferiores, isso por que a redução do suprimento de sangue para os membros inferiores e a perda de sensibilidade nos pés faz com que ferimentos não cicatrizem como deveriam e que feridas ou machucados não sejam sentidos.

A avaliação dos pés do paciente com diabetes é comparável ao exame de fundo de olho, uma vez que é recomendado fazer a avaliação anualmente desde o primeiro ano de diagnóstico do diabetes, e tem como principal vantagem a classificação de risco e as orientação sobre os cuidados especiais que se deve tomar. O exame é indolor e, geralmente, não leva mais que 30 minutos.

Sinais de risco de Pé Diabético

A maior parte das complicações do Pé Diabético podem ser evitadas com uma avaliação periódica das condições dos pés. O Exame de Prevenção e Diagnóstico do Pé Diabético tem como objetivo detectar precocemente alterações na sensibilidade dos pés, na circulação e outras alterações comuns que possam gerar riscos de agravamento, como úlceras, gangrena e amputação.

Observando diariamente os pés e as sensações, pode-se perceber alguns sinais de risco de pé diabético, são eles:

  • Falta de sensibilidade
  • Mudanças na coloração dos pés ou unhas
  • Mudanças no formato dos pés ou unhas
  • Vermelhidão, bolhas ou inchaço

Verifique seus pés e calçados todos os dias

Estar atento aos seus pés é fundamental para o tratamento do pé diabético e também para prevenção de complicações. Antes de calçar um sapato, é importante procurar internamente por algo que possa machucar seus pés, como pedras, pedaços de unhas ou deformidades no calçado. Usar meias brancas ajuda a identificar resquícios de sangue ou secreções, um hábito interessante é virá-las do avesso após e observar qualquer anormalidade.

Investigue diariamente seus pés em busca de ferimentos ou qualquer sinal de risco. Alguns pontos são mais comuns para ferimentos nos pés e desenvolvimento de úlceras, como calcanhar, planta do pé e os dedos, fissuras entre os dedos também devem ser observadas e tratadas.

Algumas dicas especiais de cuidados diários com os pés que podem auxiliar na prevenção e tratamento do pé diabético

  • Manter os pés limpos, secos e livres de infecções
  • Usar hidratante nos pés, mas não entre os dedos
  • Usar sapatos confortáveis, nunca chinelos de dedo ou sandálias
  • Nunca andar descalço, especialmente no jardim ou praia
  • Evitar sentar com as pernas cruzadas, para não obstruir o fluxo sanguíneo
  • Cortar as unhas regularmente de maneira reta e evitar remover cutículas
  • Tratar calos e pele ressecada com um serviço de podologia de confiança
  • Procurar atendimento médico caso ferimentos demorem para curar
  • Fazer a avaliação dos pés com um profissional da saúde pelo menos uma vez ao ano

Dra. Liene Midori Nakanishi

Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo (CRM-DF 20240 / RQE 12088)

Agende consultas e tire dúvidas pelo WhatsApp (61) 3346-3569


AGENDA FÁCIL WHATSAPP 💬

Marque sua consulta e solicite informações pelo WhatsApp (61) 3346-3569.