Retinopatia diabética e a importância do acompanhamento oftalmológico

"Manchas na vista" podem ser resultado do sangramento retiniano, que, sem um tratamento imediato, pode aumentar o risco da perda irreversível da visão. Diabetes sem controle e sua evolução para retinopatia diabética representa um grande risco para saúde dos seus olhos.

A retinopatia diabética é a doença ocular mais comum entre os portadores de diabetes e uma das principais causas de cegueira no mundo. É causada por alterações nos vasos sanguíneos da retina, que, nos estágios iniciais, geralmente, não apresentam sintomas, avançando de forma despercebida até que afete efetivamente a visão.

Manchas "flutuantes" podem ser resultado do sangramento retiniano, que, sem um tratamento imediato, pode aumentar o risco da perda irreversível da visão. Estão na faixa de risco pessoas com todos tipos de diabetes, inclusive diabetes gestacional, por isso o acompanhamento da doença por um endocrinologista e por um oftalmologista é essencial para garantir a sua saúde e a saúde dos seus olhos.

Exames oftalmológicos de rotina, que incluem o exame de fundo de olho, são importantes para acompanhar o estado da retina. Na consulta com um médico oftalmologista, baseado nos níveis da glicemia e no tipo da diabetes, pode ser determinada a frequência das consultas e a necessidade de exames complementares da visão, como o Mapeamento de Retina, onde o oftalmologista consegue ter uma visão mais ampla do fundo do olho, ou uma retinografia, onde pode ser feito o registro do estado da retina.

Uma visão com baixo risco de retinopatia diabética se faz com uma alimentação saudável, com a prática regular de exercícios e o controle da taxa de açúcar no sangue (glicemia). Esta também é a receita básica para qualquer pessoa se manter saudável e longe dos temidos riscos da diabetes.

Dra. Liene Midori Nakanishi

Oftalmologista especialista em Retina e Vítreo (CRM-DF 20240 / RQE 12088)


AGENDA FÁCIL WHATSAPP 💬

Marque sua consulta e solicite informações pelo WhatsApp (61) 3346-3569.